Como usar bota de cano alto

001 bota cano alto

Esse mês a peça que mais preciso desencostar do guarda-roupas é a bota de cano alto. Fico “bloqueada” com esse calçado por dois motivos: 1) tenho a impressão de que chama muita atenção (sou tímida e detesto que me olhem demais pelo o que estou vestindo) e 2) sou muito baixa e meus 1,57 m de altura acabam dificultando na hora de montar um look. Mas a pergunta é: todo mundo pode usar bota com cano longo? Sim! Já foi o tempo que a Moda tinha “certo e errado” e todos são livres para usar aquilo que bem quiserem. Porém esse tipo de sapato precisa de uma certa atenção, principalmente quanto a altura (não achatar a silhueta), apresentação (não parecer vulgar) e biotipo (não engordar visualmente o corpo). Então aqui vão algumas observações e dicas para todas que querem usar esse calçado sem receio.

002 bota cano alto

A bota de cano alto fica bem para todas quando usada com saias mais leves e soltas, sem marcar muito o quadril. A dica é deixar a perna aparecer em torno de dois palmos. É uma distância equilibrada entre calçado e roupa de modo a não achatar visualmente a silhueta. As três blogueiras acima usam a bota sem salto. Observem que a Lu (do meio), que tem em torno de 1,58m, não teve problemas com a altura da bota mesmo sendo sem salto.

003 bota cano alto

Com shorts, desde que não muito largo, a combinação é boa para todas. Meninas magrinhas sem muito quadril e/ou bumbum podem usar estampas sem problemas. Caso tenha bastante quadril, prefira shorts lisos. Meninas baixinhas e/ou com pernas grossas: lembre-se que meia-calça escura/da cor da bota ajuda a alongar e afinar as pernas.

004 bota cano alto

Sempre prefira calças justas, como um jeans skinny ou leggings. Calças mais largas vão criar uma divisão no seu corpo, deformá-lo visualmente, além de não ser muito prático de vestir/usar. Mulheres com pernas bem finas e altas não precisam se preocupar com a cor da calça e a estampa é permitida. Para mulheres baixas ou com pernas grossas, a dica é usar calças escuras para alongar as pernas (não cria divisão entre bota e calça) e/ou afiná-las.

005 bota cano alto

Quando usar com vestidos, tome cuidado com a modelagem e o decote. A altura considerada boa é a mesma das saias: dois palmos acima dos joelhos. Há quem goste de usar vestido/saia midi (altura no meio da panturrilha) com bota de cano longo, mas para quem não tem muita altura, esse é um visual bem perigoso para te deixar mais baixa. Como botas de cano alto já são consideradas bem sexy appeal, não use vestidos muito colados ou com decotes profundos para não causar uma impressão errada. Note que os vestidos da imagem são bem discretos e sem decotes, com um ar “romântico” e estilo boneca (os dois primeiros) ou bem cobertos (manga longa). A bota acabou quebrando esse ar “certinho” para acrescentar um pouco do estilo sexy e moderno.

006 bota cano alto

Botas over knee / acima dos joelhos basicamente seguem a mesma linha de todas as dicas acima. Essas botas tem uma dose extra de sexy e por isso também precisa ter cuidado com a modelagem e decote. Observem que nas três fotos acima está tudo bem coberto na parte de cima. O da esquerda tem um visual rocker por causa do preto em couro e aplicações metálicas. No meio, um look bem discreto, invernal, que pode ser usado por todos os bio-tipos. E na direita, um visual como na imagem anterior: vestido super comportado, discreto, fechado, mangas longas. Comportado (roupa) e sexy (botas).

007 bota cano alto

Mais inspirações com bota acima dos joelhos: sempre cobrindo bem a parte de cima, gola alta e casacos longos. Três looks elegantíssimos!

008 bota cano alto

E por fim, esses são meus looks favoritos dessa seleção de inspirações. Todos são da coleção de Outono 2009 da Topshop Unique. Gostei muito da mistura com brilhos, pele de pelúcia e veludo. Mais uma vez, looks bem comportados e cobertos em cima.

Gostaram das inspirações? Agora só preciso aproveitar esse friozinho que ainda está fazendo por aqui para colocar a teoria em prática!

beijos e boa segunda!

Comente :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s